Contas Bancárias no Exterior: Mitos Sobre a Operação Bancária internacional

Contas bancarias no exterior e mitos

Há vários mitos envolvendo contas bancárias no exterior. Porém, uma conta bancária no exterior é fundamental para uma ampla diversificação do seu patrimônio. Principalmente quando consideramos a realidade atual, onde os controles cambiais e regulamentações governamentais estão ficando cada vez mais rígidos, supostamente para prevenir e combater a lavagem de dinheiro e o terrorismo internacional. Ter uma conta bancária no exterior é uma maneira de garantir que parte do seu capital, que está investido internacionalmente, não corra nenhum risco de ser congelado ou confiscado pelo governo.

Há uma série de equívocos envolvendo contas bancárias no exterior e investimento offshore. Veja:

1. É ilegal ter contas bancárias no exterior

Os fatos: Há poucos países no mundo que proíbem seus cidadãos de terem contas no exterior. Mas mesmo aqueles com controles rígidos não proíbem seus cidadãos de abrirem contas bancárias no exterior. A maioria dos países tem, contudo, leis insistindo que você relate suas contas bancárias internacionais para as autoridades fiscais. Você pode facilmente verificar estes requisitos com um profissional local.

Com certeza existem alguns fundos ilícitos depositados em paraísos bancários offshore, mas esses rendimentos criminosos constituem uma pequena porcentagem do total de rendimentos detidos dentro dessas jurisdições. A ideia de associar a operação bancária offshore com o crime tributário é uma tentativa de convencer as pessoas a deixar todo o seu capital na mesma jurisdição, onde os governos possam colocar suas mãos sobre ele!

2. Contas bancárias no exterior são para a evasão fiscal

Os fatos: Nos dias de hoje, a maioria das pessoas que tem contas bancárias offshore não estão sonegando impostos. Muito pelo contrário, elas estão à procura de planejamento tributário legal e estratégias de proteção de ativos. Por exemplo, a diversificação de moeda e a proteção contra fatores de risco político.

3. Para ter uma conta bancária no exterior é preciso ter muito dinheiro

Os fatos: Depende. Há bancos privados (especializados em contas para pessoas físicas) que não vão manter uma relação com um cliente por menos de 2 milhões de reais. Mas há também uma série de bancos, grandes e pequenos, que ainda estão interessados no cliente de classe média. Em alguns dos melhores bancos localizados nos paraísos bancários do exterior, você ainda consegue abrir uma conta bancária com um depósito de R$ 500,00 (essa afirmação é principalmente correta para pessoas físicas).

4. Bancos internacionais estão situados em lugares remotos, ou ilhas obscuras, tornando difícil de abrir a conta

Os fatos: Enquanto muitas jurisdições offshore são realmente ilhas bem pequenas, todas estão conectadas por cabos de fibra óptica! Hoje, a localização física do banco não é tão importante. Você pode depositar fundos eletronicamente e gerenciá-los através de uma conexão de internet segura. Para saques, você pode enviar dinheiro usando o internet banking, pode ter um cartão de débito reconhecido internacionalmente ou um cartão de crédito.

5. Você tem que ir pessoalmente ao banco para abrir uma conta

Os fatos: Depende. Em algumas jurisdições, é preciso ir pessoalmente para abrir a conta bancária. Porém, outras jurisdições não exigem isso. Alguns bancos têm procedimentos para abrir contas totalmente via e-mail, usando cópias de documentos certificados que são escaneados e enviados por e-mail. Você também pode abrir a sua conta bancária no exterior através de um representante local ou, dependendo da quantia que você investir, você pode pagar as despesas da viagem para ter um funcionário do banco exclusivamente ao seu dispor.

6. Contas bancárias no exterior são livres de impostos

Os fatos: Na maioria dos casos você não tem que pagar impostos na jurisdição do banco. A exceção notável é a Suíça, que tributa os impostos retidos na fonte sobre a renda dos titulares de contas estrangeiras. Se você reside no Brasil, você tem que declarar todos os depósitos no exterior que sejam superiores a R$ 140 (art. 25, §1º, inciso III, da Lei 9.250/95 e Decreto 3.000/99). Acima de tudo, a declaração é obrigatória para pessoas físicas ou jurídicas detentoras de ativos em moeda e de bens com valores acima de USD 100.000,00 (cem mil dólares dos Estados Unidos da América) incluindo contas correntes, investimentos e demais aplicações financeiras mantidas no Brasil e no exterior.

Fonte: Banco Central do Brasil

Seu patrimônio diversificado

Ter uma conta bancária no exterior é uma excelente estratégia para diversificar a sua carteira de moedas, ter sigilo e privacidade, diversificar seu patrimônio fora da jurisdição que você vive e, possivelmente, obter benefícios fiscais. Na página Conta Bancária Offshore você pode saber mais sobre a operação bancária offshore e como proteger e diversificar seu patrimônio através de investimentos internacionais.

Nós podemos te ajudar caso você tenha interesse em abrir uma conta bancária no exterior.

GARANTIAS DE ABERTURA DA CONTA

  • A abertura da conta bancária fica a critério exclusivo do banco.
  • SOCIEDADE INTERNACIONAL não assume a responsabilidade na decisão tomada pelo banco. O banco pode alterar o procedimento de abertura de conta, termos e requisitos a qualquer momento
  • Se o cliente recusar fornecer a documentação e/ou informação exigida pelo banco e/ou fornecer informações falsas ou incorretas ao representante do banco e / ou de SOCIEDADE INTERNACIONAL, a taxa referente a consultoria de abertura da conta não será reembolsada nem transferida para pagamento de outros serviços prestados por SOCIEDADE INTERNACIONAL.
  • O valor pago pelo processo de abertura de uma conta através da SOCIEDADE INTERNACIONAL não é reembolsável, porém em caso de rejeição da conta bancária por qualquer outro motivo, exceto o do citado no ponto anterior, a taxa referente a consultoria de abertura da conta bancária será creditada no pagamento de uma abertura de conta alternativa ou outros serviços prestados por SOCIEDADE INTERNACIONAL
  • As taxas de consultoria de SOCIEDADE INTERNACIONAL relativas à abertura da conta bancária não incluem taxas exigidas pelos bancos e / ou depósito exigido pelos bancos.

Entre em contato conosco aqui para uma consulta gratuita via Skype, telefone ou via e-mail, com duração de 30 minutos.

Você gostou desse artigo? Assine para receber nossos artigos gratuitos no futuro e entrar no caminho da diversificação internacional hoje!

Privacidade é o nosso lema. Seu e-mail fica 100% seguro conosco.