Diversificar no exterior comprando ouro, barras e moedas de ouro e outros metais preciosos

Investir em ouro ganhou popularidade recentemente e inúmeros questionamentos surgiram também:

  • Em primeiro lugar, onde comprar ouro? No Brasil (em lugares como Ourominas, Metais Reserva ou mesmo via BM & F), ou no exterior ? Quais os prós e contras de cada um?
  • Como comprar ouro sem pagar 6, 9 ou até 15% acima da cotação diária “spot”?
  • Até onde pode chegar o preço do ouro? É tarde demais para comprar? Qual é o preço justo para comprar ouro? Quantas vezes devo comprar?
  • Existem riscos de posse de ouro? O que acontece com o ouro quando começar a deflação?
  • Onde guardar o ouro? No banco? No exterior, em um cofre de uma empresa privada? Em casa?
  • É legal moviementar o ouro dentro e fora do país? Em quais quantidades?
  • E quanto à tributação de compras de ouro? Quais os impostos sobre os ganhos líquidos auferidos na alienação de ouro? Impostos de importação?
  • É preciso informar a posse de ouro físico para o governo?
  • Como comprar o ouro usando ouro digital ou ouro FEF? (Dica: não é uma boa idéia)
  • E sobre a posse de fracções de ouro detidas em cofres no exterior? É bom ou ruim?
  • É uma boa idéia investir em ações de mineradoras de ouro?
  • E a respeito de ter contas-ouro (a maioria na Suíça) ou programas de certificados de ouro , tais como “Programa de Certificado do Perth Mint”?
  • E se eu quiser fazer câmbio de ouro ativamente como uma mercadoria? Como proceder?

As respostas para as perguntas acima são fornecidas em nossos artigos gratuítos. Se você quer saber mais sobre como investir em metais preciosos, então, registre o seu e-mail abaixo.

Privacidade é o nosso lema. Seu e-mail fica 100% seguro conosco.

INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE INVESTIR EM OURO

Por que devo investir em ouro?

Investir em ouro e outros metais preciosos é uma peça-chave para diversificar o seu patrimônio, simplesmente porque o ouro continua armazenando valor enquanto as demais moedas vêm perdendo o mesmo. O ouro é um investimento consagrado e sólido usado há séculos. Embora o ouro seja uma moeda como outras quaisquer, ao contrário de dólares, reais ou euros, os quais são manipulados pelas decisões do governo, o ouro é a mais importante e tradicional medida e reserva de patrimônio líquido.

A impressão de dinheiro, juntamente com a queda das moedas concorrentes, trazem a possibilidade de alta inflação ou mesmo hiperinflação. Esse fenômeno afeta todos os cantos do mundo, incluindo o Brasil, mesmo se o Banco Central não estiver imprimindo dinheiro.

Ter posse de ouro é uma das opções mais estáveis para diversificar seu patrimônio. Além do mais, o ouro é portátil. Isso é importante, porque você pode levá-lo consigo em caso de uma emergência ou acessá-lo no exterior.

Quais situações de emergência podem ocorrer?

  • Uma guerra civil;
  • Uma a possível volta da ditadura, como foi durante 1964-1985;
  • Queda da moeda local, como ocorreu várias vezes no Brasil – Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzado, Cruzado Novo, Real!

Qualquer uma das situações acima pode dificultar a sua vida. Se você possui ouro, é bem provável que você vai sobreviver enquanto outros vão padecer durante os momentos difíceis. Imagina se você tivesse ouro durante o período em que seu dinheiro foi bloqueado no mandato do governo Collor nos anos 90. Tudo teria sido muito mais simples!

Veja também como proteger seu patrimônio contra o confisco de bens.

A MANEIRA INCORRETA DE COMPRAR OURO

Para se protegerem de crise no exterior, muitos investidores estão comprando e armazenando metais preciosos, porém não sabem a melhor forma de fazer isso. Eles estão à procura de prata ou “ouro de papel” (paper gold), como é chamado. Paper gold é a maneira mais incorreta de comprar ouro.

Muitos confundem os fundos de índices, conhecidos no mundo todo como ETFs (Exchange Traded Funds), com participações físicas. Nesse caso, o investidor pode comprar os ETFs através de um corretor on-line, e é muito fácil de fazer. Porém, ao invés de proporcionar proteção contra um colapso financeiro, os ETFs (como GLD) expõe os investidores a uma série de riscos. Alguns desses instrumentos não necessariamente mantem o ouro físico. Sem contar que ETNs ouro geralmente acompanham o preço do ouro usando outros derivativos.  Essa é a pior escolha para obter metais preciosos!

A única opção segura de comprar ouro é de maneira física. A única forma garantidora para que você tenha acesso ao metal em poucas horas ou dias, em caso de necessidade.

CONFIRA AS POSSIBILIDADES PARA ADQUIRIR OURO:

1.   Mercado de Balcão

A maneira mais fácil de comprar ouro, porém, não a mais econômica.

É uma maneira mais simples de obter ouro físico no Brasil. A compra pode ser realizada através de sites como Reserva Metais e Ourominas. Eles realizam também o serviço de entrega. Uma vantagem dessa opção é que estas empresas normalmente garantem a recompra deste ouro, desde que o lacre da barra não seja violado.

Outro ponto importante, é que o mercado de balcão oferece ao investidor a possibilidade de comprar pequenas quantidades do metal.

A grande desvantagem dessa opção é o custo. O preço cobrado é aproximadamente 10% acima da forma mais complicada de adquirir ouro. Consequentemente, o preço pago na venda também é mais baixo. Sem contar que, nas compras de valores acima de R$ 10 mil, as transações são também burocráticas.

O Mercado de Balcão funciona bem caso o investidor não tenha o suficiente ou não deseja investir o montante necessário para adquirir o ouro físico na BM&F. É uma boa opção para ter acesso ao metal em pequenas quantidades, sem ter que passar por processos burocráticos para adquirir o metal.

2.   BM&F

Essa opção é mais complicada que a do Mercado de Balcão. O primeiro passo é abrir uma conta numa corretora, mas obviamente, antes disso, é necessário se certificar de que esta corretora está habilitada para operar o ouro.  Quando for fazer seu contrato na corretora, você terá de assinar, além do contrato que lhe permitirá negociar na bolsa, outro contrato que lhe autorizará negociar na BM&F. Esse contrato permite a compra de pelo menos 250 gramas de ouro. Portanto, se a intenção é investir menos, esta opção não vai funcionar. Outro obstáculo é que a compra ou venda do metal não podem ser feitas pelo homebroker (sistema de negociação de ações via internet), apenas pelo telefone!

A retirada é agendada através da corretora que dará as instruções necessárias do procedimento. Pode-se também pedir delivery (incluindo mais um custo).

Em resumo, os custos deste procedimento são:

  • corretagem — que varia de corretora para corretora;
  • taxa de custódia — que é cobrada mensalmente com cálculo diário. Ao optar por retirar o ouro da custódia, perde-se a opção do delivery, podendo apenas retirá-lo presencialmente. Caso sua intenção seja resgatar o ouro e negociá-lo novamente pela BM&F, o processo é igual ao de compra. Faz-se contato com a corretora, devolvendo o ouro ao custodiante, dessa forma ele faz parte novamente dos ativos da BM&F e você já pode negociá-lo.

3.   Numismática, Casa da Moeda, Joalheirias, Ourives

A maioria das grandes cidades tem, pelo menos, uma ou duas lojas de coleção de moedas de ouro especializadas em venda. Há sempre a possibilidade de ter moedas de ouro falsas em circulação, incluindo as mais populares, como a Sul Africana Krugerrand, a Americana Eagle ou Buffalo, a Canadense Maple Leaf e a Filarmónica da Áustria. Certifique-se do que você está comprando.

É importante averiguar se você está comprando de uma fonte respeitável e como verificar a autenticidade da moeda. Normalmente, essas instituições cobram uma comissão acima do valor da cotação do dia do ouro, algumas vezes significantemente muito mais…

4.   Compra e armazenamento de ouro no exterior

Você deve estar curioso por saber qual a maneira mais econômica de comprar e armazenar ouro, não é? Pois, como esperado, é através de fontes no exterior. Há lugares como a Suíça, Áustria, Hong Kong, Cingapura e inúmeras outras localidades, onde investir em ouro possui uma tradição profunda. Há uma variedade de opções de compra de barras de ouro e moedas nesses lugares, muitas vezes pagando taxas relativamente pequenas – abaixo de 5, 4, ou até menos de 3%.

Veja como comprar e armazenar ouro no exterior.

Muitos dos fornecedores têm várias décadas de sólida reputação no negócio e, em muitos casos, você pode comprar diretamente da fonte – como na casa da moeda de Viena, na Áustria ou na casa de cunhagem de Perth, localizada na Austrália, podendo comprar de forma anônima, dependendo da quantidade adquirida.

Quanto se trata de diversificação, faz mais sentido manter o seu ouro físico no exterior. Há várias empresas no exterior, consideradas tradicionais, que trabalham com armazenamento de metal, como é o caso da “Das Safe”, em Viena na Áustria, ou da “Cisco Certis”, em Cingapura.

Algumas empresas oferecem a opção de armazenamento do metal de forma que somente você saberá o que está dentro de seu cofre. E eles podem ser mais econômicos do que você pensa! Principalmente ao comparar os custos do seguro extra que você deverá contratar, caso mantenha o ouro no cofre de sua casa. De modo geral, não recomendamos o armazenamento de ouro dentro de cofres dos bancos. Acreditamos em uma estrita separação de seus bens diversificados – deixe o banco guardar o seu dinheiro e os demais estabelecimentos guardar o seu ouro.

Além da compra de ouro no exterior, é também aconselhavel ter uma conta bancária offshore para ampliar a diversificação da sua carteira de moedas bem como a diversificação de seu patrimônio fora do país. Para maiores informações, visite a página Conta Bancária Offshore

O assunto envolvendo compra e armazenamento de ouro no exterior é vasto, e há diversas opções. Portanto, discutiremos esse tema nos nossos artigos. Temos certeza que você vai utilizar a informação publicada aqui e, em breve, estará mais equipado para investir em ouro.

Privacidade é o nosso lema. Seu e-mail fica 100% seguro conosco.

Se você tiver alguma situação específica que quer discutir ou perguntar sobre onde comprar e guardar ouro e outros metais preciosos, nós podemos te ajudar. A consulta inicial é gratuita. Entre em  contato conosco aqui.