Perguntas e respostas sobre empresas no exterior

Abertura de Empresa Offshore

É legal ter uma empresa offshore?

Sim. Prova disso é que a abertura de uma empresa offshore é uma das estratégias de planejamento tributário mais utilizada pelas empresas nacionais. Essa estratégia é considerada necessária em certos casos, principalmente em decorrência da gigante carga tributária a qual o empresariado no Brasil está submetido.

Obviamente que a legislação deve ser observada sempre, desse modo as operações realizadas em territórios como Panamá, Belize ou Nevis podem trazer rendimentos altíssimos, com tributação plenamente regulamentada no Brasil.

É necessário ir pessoalmente ao país para fazer a incorporação da empresa offshore?

Não. Você pode e deve usar os serviços de um agente autorizado para fazer a incorporação e registro da sua empresa sem precisar visitar a jurisdição escolhida.

Quanto ao registro em si, tem que ser no país? Ou pode ser feito através de um consulado ou embaixada?

O registro da empresa tem que ser feito no país por um agente credenciado que é residente da mesma jurisdição que a empresa vai ser incorporada. Não há necessidade de ir pessoalmente à jurisdição, pois o registro da empresa é feito através do agente autorizado.

A estrutura da empresa é necessária? E o organograma descritivo dos órgãos constituintes da empresa?

A maioria das jurisdições offshore em que atuamos não exige organograma descritivo dos órgãos constituintes da empresa, porém há certas jurisdições que fazem esse tipo de exigência.

É necessário o plano de negócios da empresa?

Para a abertura de uma empresa no Panamá, Nevis, São Vicente e Granadinas e/ou Belize não é necessário o plano de negócios. Porém, muitos bancos exigem esse documento para a abertura da conta bancária.

É obrigatório ter alguma conta bancária na mesma jurisdição que a empresa foi incorporada?

Depende da jurisdição. A maioria delas – Nevis, Belize, Panamá, Sâo Vicente e Granadinas – não faz esse tipo de exigência, mas outras como Hong Kong, por exemplo, exigem.

Quanto tempo leva para receber os documentos da empresa offshore assim que registrada no exterior?

Cada jurisdição tem um prazo diferente para a incorporação da empresa offshore, porém uma vez que a empresa foi registrada na jurisdição escolhida, os documentos referentes à mesma são enviados ao destinatário imediatamente através de um sistema de courier (DHL, por exemplo), e pode levar de 5 a 30 dias úteis.

Em relação à contabilidade, o que temos de apresentar ao sistema financeiro do país?

Em Belize, Nevis, São Vicente e Granadinas e Panamá não há prestações de conta em relação à empresa incorporada naquelas jurisdições. Já em Hong Kong, por exemplo, há prestação de contas anualmente.

Quando temos que pagar a taxa anual da empresa?

Sociedade Internacional lhe enviará um aviso para fazer o pagamento de renovação da sua empresa dois meses antes da data de vencimento.

Qual é a diferença entre um acionista e um diretor?

O acionista é a pessoa que possui a empresa através de um certificado de ações. Uma empresa pode ser propriedade de um ou vários acionistas. O acionista pode ser um indivíduo ou uma empresa.
O diretor é o responsável pela gestão da empresa. Ele vai assinar qualquer contrato de negócio, formas de abertura de conta, etc. Diretores geralmente são eleitos pelos acionistas, mas às vezes são nomeados por resolução. Uma empresa pode ter um ou vários diretores. O diretor pode ser um indivíduo ou uma empresa.

A mesma pessoa pode ser acionista da empresa e atuar como seu diretor ao mesmo tempo?

Sim. Na maioria das jurisdições é possível (e comum) que a mesma pessoa atue nas duas funções.

Tributação de Empresa Offshore

Temos que pagar impostos corporativos no país que a empresa foi incorporada?

Em jurisdições como Nevis, Belize, Panamá e São Vicente e Granadinas não há tributos corporativos para empresas que são incorporadas lá e não atuam naqueles países, porém outras jurisdições podem exigir pagamento de imposto corporativo, como é o caso de Malta e Chipre.


Procedimentos e Prazo de Entrega dos documentos da sua empresa no exterior (Shipping & Deliver)

  • Sociedade International entrega os documentos da sua empresa constituída em Belize, Panamá, Reino Unido,Delaware ou Nevis para qualquer lugar do mundo usando um serviço particular de courier.
  • O prazo de entrega para o documento da sua empresa estrangeira  constituída em Belize, Panamá, ou Nevis é de no máximo 15 dias úteis depois do registro da empresa for efetivado.
  • O preço da entrega  dos documentos está incluido no pagamento da constituição da sua empresa.
  • Antes de despachar os documentos da sua empresa, enviamos um e-mail com os documentos da sua empresa digitalizados (scans) para que você confira todas as informações do mesmo e envie um e-mail de volta dentro de 24 confirmando que as informações estão corretas e confirmando que podemos despachar seus documentos pelo serviço do courier.
  • Se não recebermos o  seu e-mail  de confirmação dentro de 24 horas, não enviaremos os documentos até a confirmação do mesmo.
  • Para as empresas  constituídas nos Emirados Árabes, Luxemburgo, Malta e outras localidades, por favor entre em contato conosco aqui para obter uma cotação e prazo de entrega.
  • Custos de expedição são diferentes dependendo dos destinos enviados com exceção de Nevis, Belize, e Panamá.

Obrigado pela preferência!

Não efetivamos entregas com endereço de caixa postal

Infelizmente não fazemos entregas para caixa postal. A entrega do documento da sua empresa somente poderá ser feita para um endereço físcio.

Enfatizamos que as informações aqui prestadas não constituem incentivo à violação ou sonegação de impostos. Sonegar imposto é crime!