Perguntas e respostas sobre contas bancárias no exterior

Abertura de Conta Bancária

É ilegal ter contas bancárias no exterior ?

Não é ilegal abrir uma conta bancária no exterior desde que o cidadão faça a declaração de Imposto de Renda e pague todos os impostos relacionados às operações internacionais.

A ideia de associar a operação bancária no exterior com o crime tributário é uma tentativa de convencer as pessoas a deixar todo o seu capital na mesma jurisdição, onde os governos possam colocar suas mãos sobre ele!

Contas bancárias no exterior são para a evasão fiscal ?

Claro que NÃO!  As pessoas estão à procura de planejamento internacional e estratégias de proteção de ativos no exterior para uma proteção adequada contra fatores de risco político e diversificação da carteira de moedas.

Quais as vantagens de uma conta corporativa no exterior?

  • Abrir uma conta corporativa através da sua empresa offshore não é somente adequado como também necessário para poder fazer negócios no exterior, já que muitos fornecedores e clientes internacionais preferem fazer transações comerciais com empresários que possuem contas corporativas em jurisdições que são tradicionalmente conhecidas como polo comerciais.
  • A conta corporativa é sinônimo de segurança para o banco, minimizando desconfianças sobre a origem dos fundos, diferente do que ocorre quando pessoas físicas tentam abrir contas.
  • Com uma conta corporativa é sinônimo de privacidade. Portanto, é importante abrir uma empresa offshore e a conta em nome da empresa.
  • Acesso a serviços e produtos muitas vezes não oferecidos pelos bancos locais como, por exemplo, sigilo bancário, conta multimoeda, investimentos em metais preciosos e alguns produtos que ainda não existem nos bancos nacionais e contas numeradas.
  • Economia durante as viagens internacionais – Uma maneira eficaz em termos de custo e tempo para fazer compras no exterior, remessas de dinheiro, rendimentos de investimentos é através do uso de um cartão internacional pré-pago.  Além do mais, quem tem conta no exterior e faz saques em reais no Brasil não está sujeito ao IOF. O imposto só será cobrado no caso de operações de câmbio quando a moeda é convertida.
  • Vantagens fiscais de acordo com a jurisdição do banco e a estrutura jurídica que você adotar

Por que Sociedade Internacional não abre contas bancárias nos Estados Unidos?

Os bancos americanos são obrigados a passar para a Receita Federal Americana todas as informações pessoais de correntistas estrangeiros de países que fazem parte do acordo de troca de informações fiscais entre os governos!

Estados Unidos, o maior país devedor do mundo, está liderando a corrida para praticamente eliminar a privacidade financeira de seus cidadãos (e dos estrangeiros também!). O exemplo mais gritante disso é o Foreign Account Tax Compliance Act  (FATCA),  que exigirá que cada instituição financeira estrangeira no mundo identifique os seus clientes americanos e relate seus investimentos e atividades para o Tio Sam! É uma manobra audaciosa para impor uma lei americana sobre cada país em todo o mundo. E não é a toa que há bancos e jurisdições ao redor do mundo que não abrem mais contas bancárias para cidadãos americanos.

FATCA é o percurssor na tendência global para o intercâmbio de informações pessoais e tributárias entre governos.

Há bancos no exterior com infraestrutura em Português?

Há poucos bancos com infraestrutura em Português no exterior. Em Portugal, na Suíça e no Luxemburgo trabalhamos com bancos que têm toda infraestrutura em Português.

A maioria dos bancos da América Central e do Caribe tem infraestrutura em espanhol e inglês. Muitas vezes o navegador do online banking é em inglês, mas há serviço ao cliente em espanhol.

Nos Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e demais países da Europa, a infraestrutura dos bancos é no idioma local do país e em inglês.

Qual a garantia que eu tenho que a conta será aberta?

A abertura da conta fica à critério do banco. Sociedade Internacional não se responsabiliza pela decisão tomada pelo banco. Os custos dessa consultoria para abertura da conta não são reembolsáveis. Em caso do banco recusar abrir uma conta ao cliente, o pagamento pela consultoria será creditado para a abertura de outra conta alternativa ou outros serviços de Sociedade Internacional. Os custos da consultoria de Sociedade Internacional não incluem as taxas do banco e/ou documentos extras exigidos pelo banco.