A importância de Networking no mundo corporativo está na realização de grandes negócios e nas oportunidades únicas oferecidas pelos seus contatos. Lembra-se de ter ficado a par de oportunidades espetaculares apenas após o negócio já ter sido concretizado?
Pergunto isso, pois hoje em dia o mercado de trabalho está aquecido e, por consequência, a concorrência anda acirrada nas mais variadas áreas. Saber antecipadamente e com frequência sobre excelentes negócios é sinal de que seu networking está sendo usado corretamente. Caso isso não faça parte do seu cotidiano, este é o momento exato para você revê-lo.
Networking deve integrar naturalmente o seu dia a dia!
Situações vivenciadas diariamente, e ao longo dos anos, podem ser consideradas excelentes momentos para fazer networking – no meio acadêmico, em jantares, eventos beneficentes, viagens, reuniões, etc. Possuir bons contatos profissionais repercute em influências e benefícios únicos. A questão é ter boa percepção e visão ampla! No mundo corporativo a questão de um bom networking pode ser considerada uma obrigação.
A importância de Networking pode trazer benefícios incalculáveis para o empresário
Veja de forma exemplificada os projetos em que você pode fazer parte por possuir uma boa rede de contatos:
- Compra de imóveis no exterior em locais luxuosos ou históricos por preços abaixo do mercado;
- Participação de fundos e outros produtos financeiros que não estão abertos ao público;
- Participação societária em outras empresas;
- Empréstimos;
- Informações de como obter cidadania por investimento
- Compra de metais e peças preciosos que não estão disponíveis para o grande público
- Oportunidades de negócios diferenciados;
- Ter contato direto com fornecedores, podendo ser o primeiro a vender ou promover um produto no mercado;
- Possuir contatos chave, fazendo com que você possa ser pioneiro de um evento ou projeto.
Veja também o artigo que discute as melhores maneiras de cultivar a sua rede de contatos.
Conserve e aumente seu círculo de contatos profissionais
Um dos maiores equívocos cometidos pela maioria das pessoas é lembrar-se do networking apenas em situações em que esteja necessitando. É óbvio que assim a ferramenta não será eficaz! Fazer networking consiste em manter relação frequente com a rede de contatos, oferecer oportunidades, mostrar-se disposto e disponível para novas experiências, bem como interessado em ajudar quando for consultado.
Aliás, é importante lembrar que seu círculo de relacionamento deve conter profissionais das mais variadas áreas, isso para que seja possível vislumbrar outros focos e se interessar por outros assuntos e negócios além daqueles que possuímos conhecimento.
E lembre-se: quantidade não é qualidade!
Adquira aos poucos percepção suficiente para avaliar quem pode ser útil em situações e decisões futuras, pessoas que valham a pena auxiliar e que possam fornecer auxílio também. A ideia é formar um grupo seleto, contendo as pessoas certas. O importante é que as relações sejam sinceras e que você possa contribuir da mesma forma que gostaria que outros fizessem por você.
Percebeu a importância de Networking? Aplicá-la o quanto antes no seu dia a dia garantirá que oportunidades que você esteja esperando há tempo não passem despercebidas ou longe de você!
Este artigo foi elaborado por Rafaela Fusieger, jornalista e colaboradora de Sociedade Internacional.