Vantagens de uma empresa em Andorra

Empresa em Andorra

Inicialmente, é importante saber que o Principado de Andorra não abre empresas offshore. As empresas abertas nesse minúsculo paraíso fiscal da Europa são de caráter operacional no próprio país. Porém, Andorra oferece uma série de privilégios para empresários estrangeiros que querem estabelecer seu negócio na Europa, incluindo a possibilidade de formar uma empresa em caráter de home-office e de solicitar a residência fiscal no país. Para iniciar o processo de abertura é necessária a presença física e também o auxílio de um advogado local. Esse advogado poderá efetuar a abertura da conta.

Vantagens tributárias na abertura de uma empresa em Andorra

O imposto corporativo em Andorra atualmente é de 10%, porém se 80% das atividades fiscais da empresa forem feitas fora de Andorra, é possível reduzir esse imposto para 2%. É obrigatório fazer a declaração anual dos impostos da empresa, mas o próprio advogado pode se encarregar disso.
Sociedade Internacional trabalha com um escritório de advocacia em Andorra especializado em formação de empresa para estrangeiros e no processo de solicitação de residência em Andorra.

Outra grande vantagem de ter uma empresa em Andorra é a facilidade na abertura da conta corporativa dessa empresa, já que ela é uma instituição andorrana.

Segurança está entre os principais atributos

Andorra é uma jurisdição muito desejada por causa do sigilo bancário, por não fazer parte da UE e por ter credibilidade e tradição no mercado bancário. Empresários e investidores de todas as partes do mundo buscam essa jurisdição para guardar seu capital no país devido à segurança oferecida. Porém, é muito difícil abrir uma conta em Andorra para empresários e investidores que não possuem uma empresa andorrana.

Quanto tempo leva o procedimento?

O processo todo pode levar de 2 a 4 meses dependendo do caso. Se a estrutura da sua empresa for simples, obviamente, vai levar menos tempo do que uma estrutura mais complexa.
Primeiramente, o advogado fará uma reunião com o empresário e avaliará os documentos. Feito isso, ele dará entrada na procuração para poder agir em seu nome e dar início ao processo de abertura.

Posteriormente, o processo de abertura é iniciado. Há várias etapas a serem seguidas, mas o próprio advogado vai posicionando o cliente sobre essas etapas. Nesse meio tempo, não é necessária a presença do aplicante em Andorra.
Se o empresário desejar solicitar residência em Andorra justificando a necessidade da residência em função da operação da empresa no país, então será necessária mais uma etapa. Veja abaixo as vantagens de estabelecer uma residência fiscal em Andorra:

 Quais os tipos de estrutura jurídicas em Andorra?

  1. S.L – Sociedade Limitada é a estrutura mais popular e pode ser formada com um ou vários sócios. O capital mínimo dessa estrutura é de apenas €3,000.
  2. S.A. – Sociedade Anônima. O capital mínimo é de €60,000 e essa estrutura é designada para a formação de uma empresa com vários sócios.

Como solicitar a residência em Andorra

Vale lembrar que Andorra não é membro da União Européia e não oferece programas onde o passaporte Andorrano seja concedido através de programa de investimento. Porém, Andorra vem se tornando cada vez mais amigável em nível de programa de residência passiva e comercial.

Para adquirir a residência em Andorra através da abertura de uma empresa, é necessário que a empresa esteja em pleno funcionamento, incluindo o uso de um escritório local. Esse pode ser um home-office ou um escritório com instalações comerciais. O próprio advogado ou a equipe de Sociedade Internacional te indicará um corretor de imóveis para te auxiliar nessa etapa.

Uma vez que essa etapa for concluída, o advogado faz a solicitação do pedido de residência no mérito que o empresário necessita viver em Andorra para conduzir os seus negócios.

É necessário enviar à Polícia Federal (imigração) todos os documentos que foram solicitados para a abertura da empresa. Portanto, é importante solicitar duplos documentos, se o empresário ou investidor estiver considerando o programa de residência.

O processo de imigração e residência pode levar de 1 a 4 meses dependendo de cada situação. Essa residência é disponível para qualquer pessoa que é proprietária de mais de 50% de ações de uma empresa Andorrana. Ou seja, marido e esposa podem abrir uma empresa juntos e solicitar a residência nesse mérito. Para crianças que não forem fazer parte do quadro social da empresa, esses, podem ser caracterizados como dependentes.

Por que Andorra é um ótimo lugar para viver?

  • Baixo imposto corporativo;
  • Isenção de imposto sob herança;
  • Baixo custo de vida;
  • Sigilo de contas bancárias;
  • Facililidade na abertura de contas corporativas, já que a empresa será estabelecida em Andorra;
  • Baixo custo de imóveis quando comparado com outros países da Europa e o Brasil;
  • Baixo custo de moradia (aluguel em Andorra é mais barato quando comparado com outras partes da Europa);
  • Uma base na Europa;
  • Boas instalações médicas;
  • Escolaridade internacional;
  • Está a vinte minutos da fronteira da França e Espanha.

Quais os documentos necessários para abrir uma empresa em Andorra?

  • Certificado de Antecedentes Criminais com carimbo oficial do Ministério do Exterior (os carimbos oficiais do Ministério do Exterior devem ser obtidos em Brasília) Se você quiser informações sobre o despachante que usamos no Distrito Federal, entre em contato conosco aqui;
  • Passaporte Vigente;
  • Fatura de luz, água, telefone fixo ou extrato bancário como comprovante de residência contendo o nome completo e endereço do aplicante;
  • Plano de negócios da empresa.

Aviso legal

A partir de maio de 2016, conforme noticiado no sítio da Receita Federal Brasileira, em 29/04/2016, uma instrução normativa passou a exigir a identificação do beneficiário final das empresas nacionais e estrangeiras que vierem de alguma forma operar no Brasil. Ressaltamos que na data de publicação desse  artigo não integrava as exigências do fisco a necessidade de identificar os beneficiários finais. Como salientado ininterruptamente nos materiais produzidos por Sociedade Internacional, as estruturas jurídicas no exterior que são formadas corretamente e declaradas junto à Receita Federal não abrem lacunas para ilegalidades perante à legislação brasileira. Enfatizamos que o anonimato do sócio e diretor da empresa permanece como um direito garantido em lei e costuma ser utilizado principalmente para a proteção das pretensões pecuniárias.