Etiqueta Empresarial dos EUA

Etiqueta Empresarial dos EUA

O conhecimento da etiqueta empresarial dos EUA  é fundamental para fazer bons negócios no país. Os EUA é essencialmente uma nação de imigrantes. É um país culturalmente diversificado. Pare e observe as pessoas em qualquer cidade grande e você vai ver que este é um país onde pessoas de todas as origens étnicas vivem. A maioria dos americanos vai dizer que sua família veio originalmente de outro país e muitos destes grupos étnicos retêm orgulho de suas antigas culturas e hábitos, integrando-as na sociedade americana.

A maioria das pessoas que vêm para o país já sabem algumas coisas sobre os americanos, principalmente através de Hollywood e da música. Embora esta seja uma visão distorcida, alguns dos estereótipos são precisos. Por exemplo, a simpatia e informalidade americana são lendárias. As pessoas não esperam para serem apresentadas e começam a falar com estranhos quando estiverem em uma fila, sentando-se ao lado do outro em um evento ou no meio de uma multidão.

Estilos de Comunicação

Os americanos são diretos na maneira de se comunicar. Eles valorizam a lógica linear de pensar, e esperam que as pessoas falem de forma clara e simples. Tempo é dinheiro nos EUA, então as pessoas tendem a chegar ao ponto rapidamente e ficam incomodadas com rodeios. Comunicar-se virtualmente (ou seja, através de e-mail, SMS, Skype, etc.) é muito comum, fazendo pouco uso de formalidade na interação. Se você é de uma cultura mais sutil em estilo de comunicação, tente não sentir-se insultado pela franqueza.

Reuniões de negócios

Chegue no horário marcado para as reuniões, o tempo e pontualidade são importantes. No Nordeste e Centro-Oeste dos EUA as pessoas são extremamente pontuais e veem como um sinal de desrespeito o fato de alguém chegar atrasado para uma reunião ou compromisso. Nos estados do sul e ocidental, as pessoas são menos preocupadas com essa questão de pontualidade, mas para sua segurança, sempre chegue no horário, embora você tenha que esperar um pouco antes do início da reunião.

As reuniões podem aparecer descontraídas, mas elas são levadas muito a sério. Com a ênfase em controlar o tempo, os negócios são realizados rapidamente. Espere por pouca conversa fiada antes de começar a trabalhar. Se houver uma agenda, ela será seguida. Ao final da reunião, haverá um resumo do que foi decidido, uma lista de quem vai programar as facetas e uma lista dos próximos passos a tomar e por quem. É comum chegar a um acordo verbal na primeira reunião. A ênfase é obter um contrato assinado em vez de construir um relacionamento. A relação pode se desenvolver uma vez que o primeiro contrato for assinado.

Etiqueta de negócios americanos

Empresários americanos são geralmente menos formais do que em muitos outros países. Existem algumas regras rígidas e rápidas; a maneira pela qual você lida com os colegas de trabalho americanos vai depender de cada pessoa.

Vestuário Adequado Para Negócios

  • O que é considerado traje de negócios adequado varia conforme a região geográfica, dia da semana e da indústria.
  • Em geral, as pessoas da costa oeste se vestem mais formalmente, enquanto as pessoas da costa leste são conhecidas pela informalidade no vestuário.
  • Os executivos geralmente se vestem formalmente, independentemente de qual parte do país se encontram. Vestuário casual na sexta-feira é comum em muitas empresas. Empresas de alta tecnologia muitas vezes usam roupas casuais todos os dias.
  • Para uma reunião de primeiro contato, vestir-se de forma conservadora é sempre aconselhável. As mulheres podem usar ternos ou vestidos. Os homens devem usar um terno de negócio, a menos que você saiba que a empresa siga uma linha extremamente casual.

Saudações

  • O aperto de mão é a saudação comum.
  • Os apertos de mão são firmes, breves e confiantes.
  • Manter contato visual durante a saudação.

Títulos

  • Na maioria das situações, você pode começar a chamar as pessoas pelos seus primeiros nomes.
  • A maioria das pessoas irá insistir para que você as chame-as pelo seu apelido, se eles possuírem um.
  • Em circunstâncias formais, você pode e deve usar títulos e sobrenomes como cortesia até que você seja convidado a usar somente o primeiro nome, o que vai acontecer rapidamente.

Cartões de visita

  • Os cartões são trocados sem ritual de formalidade.
  • É bastante comum que a pessoa que recebeu coloque o seu cartão em sua carteira, ou também em seguida, leve ao bolso de trás das calças. Isto não é um insulto.
  • Convidar os seus sócios para uma refeição é um belo presente.

Momentos agradáveis de Negócios

  • Almoços de negócios são comuns e podem durar até duas horas.
  • A pessoa que oferece o convite geralmente paga.
  • Os negócios geralmente não são discutidos até que todos tenham feito o pedido da sua refeição.
  • Socialização ocorre mais frequentemente após a conclusão do negócio. Momentos agradáveis nos negócios não são para desenvolver um relacionamento pessoal.
  • Diversão nos negócios é tão variado quanto o país. Podem ser na forma de festas, jogos de golfe, churrascos, jantares formais ou informais.
  • Não tome um gole de sua bebida até que o anfitrião faça o primeiro brinde.
  • Os cônjuges podem ser incluídos nos jantares de negócios.
  • Se o anfitrião oferece um brinde a você, não se esqueça de retribuir mais tarde na refeição.

Para certos profissionais e indústrias, ter uma empresa nos Estados Unidos é sinônimo de credibilidade, reputação e confiança para fazer negócios com fornecedores, credores, mas principalmente para os clientes.

Clique aqui para ver os documentos necessários, prazo e custos envolvidos na formação da sua empresa no Delaware.

Ultimamente, essa estrutura tornou-se um popular veículo empresarial para estrangeiros não residentes nos EUA , pois reúne todas as vantagens de uma empresa americana para negócios internacionais sem a tributação local.

Saber sobre a etiqueta empresarial dos EUA é essencial para firmar negócios no país.

Aviso legal
A partir de maio de 2016, conforme noticiado no sítio da Receita Federal Brasileira, em 29/04/2016, uma instrução normativa passou a exigir a identificação do beneficiário final das empresas nacionais e estrangeiras que vierem de alguma forma operar no Brasil. Ressaltamos que na data de publicação desse  artigo não integrava as exigências do fisco a necessidade de identificar os beneficiários finais. Como salientado ininterruptamente nos materiais produzidos por Sociedade Internacional, as estruturas jurídicas no exterior que são formadas corretamente e declaradas junto à Receita Federal não abrem lacunas para ilegalidades perante à legislação brasileira. Enfatizamos que o anonimato do sócio e diretor da empresa permanece como um direito garantido em lei e costuma ser utilizado principalmente para a proteção das pretensões pecuniárias.