Fazer network pode trazer oportunidades e facilidade de negócios

Fazer-network-pode-trazer-oportunidades-e-facilidade-de-negocios

Fazer Network leva tempo e esforço, porém pode ser um investimento com benefícios que superam os custos. Você só precisa mantê-la e vê-la crescer. Foi por meio de nossos relacionamentos que muitos dos nossos investimentos e empreendimentos tornaram-se possíveis de forma mais fácil. Adquirimos vínculos com pessoas de diversas partes do mundo, e muitas delas são nossos amigos hoje em dia, afinal desfrutamos da mesma visão e filosofia de vida.

Recentemente, fechamos um negócio imobiliário espetacular em Lisboa graças às relações que possuímos com empresários e advogados locais. Muitas oportunidades de negócios, incluindo no mercado imobiliário, não são divulgadas ao público. Limitando, portanto, as chances de você fazer parte de um negócio que lhe renderá lucros para o resto de sua vida.

Já imaginou ter acesso à compra de uma propriedade de luxo ou uma zona histórica pela metade do preço? Tudo isso pode acontecer quando você possui bons relacionamentos. Um empresário, amigo seu, pode te falar em segredo sobre um imóvel que está sendo hipotecado no exterior e por isso o preço do mesmo está muito abaixo do mercado. Muita gente adquire patrimônio dessa forma! Ter um bom relacionamento com pessoas influentes traz vários benefícios, tanto na área profissional quanto na pessoal.

Criar laços com pessoas que pensam como você é imensamente gratificante. É muito mais fácil enfrentar as dificuldades do mundo, principalmente durante as crises e recessões, sabendo que as pessoas que fazem parte da sua network são indivíduos que foram cuidadosamente selecionados justamente por compartilhar dos mesmos valores e da mesma filosofia de vida que você.

A chave para fazer network

O grande sucesso de ser bem relacionado é ajudar os outros sem esperar nada em troca, é muito similar com os valores básicos e filosóficos da vida. As pessoas sentem quando a aproximação é verdadeira ou falsa.

Para estabelecer uma relação sólida com outras pessoas, é importante que você acrescente algo na vida delas. Não pense que estamos falando de dinheiro, pois normalmente as pessoas influentes já tem dinheiro, mas elas buscam se associar com pessoas que possam trazer soluções para outros problemas que elas tenham. Obviamente, elas também estão sempre à procura de oportunidades de negócios para ampliar ainda mais o seu patrimônio, mas a realidade é que essas pessoas buscam se relacionar com pessoas bem-sucedidadas e que tem algo para acrescentar na vida delas. Portanto, não espere que a sua network vá fazer tudo para você. Muito pelo contrário, se você está tentando fazer network para acrescentar algo na vida dessas pessoas, então você é considerado um recurso para eles, e não uma obrigação.

A maioria das pessoas que conheci durante as minhas experências no exterior tem uma filosofia de vida similar à minha. São cidadãos do mundo que valorizam a liberdade, a autonomia e não são escravizados pelas limitações geográficas. Esses indivíduos são pessoas diferentes da maioria e se sentem atraídos por outras pessoas que também são exóticas. Portanto, ter um pouco de excentricidade (genuína) pode ser uma vantagem perante os olhos da sua network.

É importante que sua network saiba que você é diferente do restante da população, não apenas alguém que segue algo determinado por outras pessoas. Por fazer parte daquela network você deve agir como integrante dela, exibindo suas habilidades (sem perder a modéstia) e compartilhando experiências de forma humilde.

Veja também o artigo que discute as melhores maneiras de cultivar a sua rede de contatos.

Como encontrar as pessoas corretas para a sua network?

É importante ressaltar que a velha etiqueta de boas maneiras é muito apreciada entre as pessoas de alta influência. Sorrir, escutar com atenção, repetir o nome da pessoa que você está conversando, fazer perguntas, além de mostrar-se interessado de forma genuína, são maneiras já testadas para desenvolver uma network sólida e de confiança. Afinal de contas, ninguém gosta de lidar com gente grossa, mal-educada ou arrogante, mesmo que essas pessoas sejam ricas financeiramente.

Associações

Assim como pagamos mensalidade para frequentar determinado clube, é possível que você precise pagar para fazer parte desse metier. Na verdade, esse pagamento deve ser visto como um investimento, afinal uma das mais eficazes maneiras de fazer network é justamente por meio de organizações e associações que estão atentas aos temas do seu interesse.

Fóruns e Redes Sociais

É importante ingressar ou assinar materiais que sejam relevantes ao grupo de pessoas que você está tentando penetrar, até para poder ter referência para discutir os temas abordados nos eventos. Você também pode pesquisar na internet quais as instituições que oferecem esses produtos e entrar em contato com as empresas a fim de aprender mais sobre o assunto.

Muitos contatos podem ser desenvolvidos através de fóruns e redes sociais, pois é uma forma sutil de conhecer a pessoa e também deixar que a pessoa te conheça por meio das informações trocadas. Esse é um método também muito usado pelos tímidos e nerds.

Trabalho Voluntário

Na Austrália, é muito comum pessoas influentes e de classe alta fazerem trabalho voluntário. É possível encontrar juízes, políticos, empresários fazendo trabalho voluntário de todos os tipos – prestando serviço à comunidade carente, dando palestras gratuitas, etc. Essas pessoas têm em comum o fato de querer ajudar a comunidade, e através disso elas acabam conhecendo pessoas influentes com o mesmo padrão e visão de vida.

Duas formas de fazer trabalho voluntário e, ao mesmo tempo, fazer grandes contatos com políticos, é por meio do voluntariado em uma eleição ou estando envolvido com o seu partido fora do período eleitoral.

Não perca essa oportunidade!

Uma network de confiança pode ser construída em qualquer parte do mundo, independente do fuso horário, idiomas e culturas. Na verdade, uma network sólida é a grande diferença entre sucesso e fracasso nas nossas vidas e nos negócios. O clichê de ter QI “Quem Indicou” é absolutamente verdadeiro, principalmente durante momentos de crises.