Gateway de pagamentos versus Conta PayPal

Gateway de pagamentos

Se você possui um negócio online ou você faz negócios internacionalmente, seus clientes precisam conseguir pagar pelos produtos ou serviços que você vende usando cartões de crédito. Para que você possa aceitar cartões de crédito, você irá precisar de uma processadora de pagamentos, especialmente se o seu público for internacional ou então você pode optar por usar um serviço intermediário, como o PayPal.

Uma processadora de pagamentos é a licença que permite ao seu negócio processar a maioria dos cartões de crédito existentes. Os negócios online também precisam de um gateway de pagamentos para realizarem transações. O gateway de pagamentos é a tecnologia que envia a informação do cartão de crédito da sua conta de comerciante para a sua conta bancária.

A maioria das processadoras de pagamentos na internet tem gateway de pagamentos. Quando você usa um serviço como o PayPal, você paga uma taxa para utilizar a conta de comerciante do PayPal.

Para empresários estrangeiros ou aqueles que possuem uma empresa no exterior, mas visam almejar o mercado brasileiro, a melhor solução é uma processadora de pagamento que aceite o recebimento de pagamentos com boletos bancários.

Solução fácil de pagamentos para Startups

Muitas startups e empresas relacionas à dropshipping que operam na internet escolhem usar o PayPal, pois abrir uma conta é simples, rápido e de graça. Contrariamente, abrir uma conta com uma processadora de pagamentos é um processo mais difícil.

A outra opção é solicitar uma conta empresarial com o seu banco ou através de uma corretora ou empresa intermediária. Infelizmente, os bancos são um tanto relutantes em abrir contas corporativas a negócios que consideram de alto risco como, por exemplo, pequenas empresas, startups ou negócios online.

Muitas vezes, eles pedem que você prove que o seu negócio é viável, onde você terá que providenciar um Plano de Negócios, um ou mais anos de contas auditadas ou prova de capital de investimento.

Vantagens das processadora de pagamentos

As processadoras de pagamentos têm diversas e distintas vantagens das contas PayPal. Confira alguns itens:

Pagamento

Processadora de pagamentos: como a maioria das processadora de pagamentos, o dinheiro pago pelos seus clientes é depositado diretamente em sua conta bancária em um prazo estipulado por você. PayPal: Quando os clientes efetuam pagamentos através do PayPal, o dinheiro é depositado na sua conta PayPal onde permanece até que você faça uma transferência para o seu banco. As transferências podem demorar até sete dias. Esta demora em receber pagamentos pode ser um problema para alguns negócios.

Custos

Processadoras de pagamentos: são mais vantajosas em termos de custos.  Se seu negócio estiver produzindo elevado volume mensal de transações, uma processadora de pagamentos será mais econômica, pois é mais fácil negociar as taxas de transações. Paypal: no PayPal essas taxas são padronizadas e explicítas no próprio website da empresa.

Necessidade de ter uma conta

Processadora de pagamentos: seus clientes nunca deixam seu website quando realizam uma compra e quando recebem a conta do cartão de crédito, o nome de sua empresa aparece no extrato. PayPal: o cliente é encaminhado para o website do PayPal sempre que realiza uma compra ou uma transação. No passado, só era possível realizar transações entre contas PayPal. O cliente também tinha de ter uma conta PayPal. Embora seja um processo simples abrir uma conta, alguns clientes não se sentiam à vontade em o fazer. Hoje, pelo menos, é possível usar seu cartão de crédito no PayPal sem ter de abrir uma conta.

Atendimento ao cliente

Processadoras de pagamentos: a maioria oferece um ótimo serviço ao cliente e atendimento rápido aos empresários quando houver qualquer problema, pois as processadoras sabem que o mercado é competitivo e que cada cliente é importante par eles. PayPal: aqui este tipo de serviço não funciona de forma tão eficaz. Esta questão pode vir a ser prejudicial para o seu negócio, caso surjam problemas com as transações ou se o PayPal decide congelar a sua conta porque observaram alguma atividade que consideram suspeita, e você não consegue resolver o problema atempadamente.

Avalie as duas alternativas

O PayPal é uma ótima opção para alguém que esteja se iniciando ou tem um negócio online com pouco tráfego. Mas se você estiver dirigindo uma empresa online bem-sucedida, uma processadora de pagamentos não só é mais econômica, como oferece mais flexibilidade e uma gestão de clientes mais simples.

Se você tem uma empresa no exterior, seja essa formada no Delaware, Nevis, Panamá ou Reino Unido, e necessita fazer negócios com o público brasileiro, você sabe que é necessário ter uma conta bancária para poder receber pagamentos de seus clientes no Brasil. Então essa processadora para recebimentos de pagamentos no Brasil é a solução que você buscava. Entre em contato conosco se quiser mais informações sobre como proceder.