Importando Produtos e Serviços

Importando Produtos e ServiçosO comércio internacional envolve mais do que o transporte de produtos no exterior. Há muitos produtos que as fontes externas de suprimentos podem proporcionar maior qualidade, menor custo ou alguma outra característica desejável em comparação ao que pode ser encontrado localmente. É muito provável que você já tenha ouvido falar de forma positiva dos sapatos italianos, vinhos franceses e câmeras japonesas, eles estão amplamente disponíveis por causa de sua superioridade reconhecida em alguns aspectos quando comparados a alternativas domésticas.

A importação também não deve se limitar aos bens. Muitas empresas têm crescido importando produtos e serviços. Por exemplo, uma grande quantidade de trabalho de entrada de dados que costumava ser feita nos Estados Unidos é agora realizada por trabalhadores em países como China e Índia. As empresas para as quais o trabalho está sendo feito importaram efetivamente os serviços de entrada de dados dos trabalhadores internacionais.

Facilidades do mundo on-line

Ao mesmo tempo, a identificação de fontes de produtos para importação era um sério desafio, mas grandes melhorias na rede global de telecomunicações têm facilitado muito essa tarefa. Hoje, qualquer pessoa com um computador e um modem pode fazer pesquisas na web para localizar fornecedores em praticamente qualquer lugar no mundo. Além disso, eles podem se comunicar com os fornecedores, trocando especificações e requisitos muito mais facilmente, rapidamente e convenientemente do que nunca. Se você tem uma ideia para a importação de um produto feito em outro país, deve ser fácil encontrar um fornecedor que possa vendê-lo para você. Aqui estão dicas para encontrar uma fonte de produtos de importação:

  • Leia jornais e revistas locais e estrangeiros, procurando por anúncios e artigos que você tenha interesse em importar.
  • Comece concentrando-se em países cujas importações para o seu país são favorecidas. Isto significa burocracias de importação mais baixas e menor custo para você.
  • Depois de selecionar países como fontes prováveis, contate representantes comerciais nas embaixadas apropriadas. Eles devem ser capazes de lhe fornecer as listas de fabricantes dos produtos nos quais você está interessado.
  • Participe de feiras nacionais e estrangeiras, onde as empresas que pretendem exportar para seu país fazem exposição.
  • Leia jornais e revistas locais e estrangeiros, checando anúncios e artigos sobre os produtos que você pode deseja importar.

A internet está gerando um grande impacto sobre a forma como o negócio internacional é conduzido. Este impacto é particularmente significativo quando se trata de encontrar pistas para parceiros comerciais internacionais. Você pode procurar pelo serviço de busca por pedidos on-line, por inúmeros links, bancos de dados, fóruns e outras ferramentas para encontrar produtos de importação e de outras oportunidades para aumentar o seu negócio a nível internacional.

Depois de identificar algumas fontes prováveis de produtos para importar, faça contato com a empresa e comece a coleta de informações. Você vai querer obter amostras de produtos e, é claro, discutir os preços e condições de pagamento. Tome especial cuidado de verificar a qualidade dos produtos, os Estados Unidos é um mercado sofisticado, e produtos de má qualidade que podem ter sucesso em outros lugares serão evitados por lá.

Como em outras circunstâncias em que você esteja verificando um novo fornecedor em potencial, peça referências. Obtenha uma referência de uma empresa que tem lidado com este fornecedor antes, e verifique de perto.

Procedimentos de envio são uma preocupação primordial quando se transporta produtos por longas distâncias. Itens de alto valor podem ser enviados por via aérea, mas muitos produtos vêm de navio. Isso muitas vezes significa prazos de entrega medidos em meses, com os riscos associados da falta de oportunidades de mercado. Verifique se o seu fornecedor entende suas necessidades para entrega e que o procedimento de envio escolhido atenda ao trabalho. Quando estiver satisfeito com as providências, procure um advogado com experiência em avaliação de comércio internacional para revisar o contrato.

A importância de Globalizar

A maioria das pequenas empresas consegue com o mercado interno suprir suas necessidades de expansão, há um mundo de oportunidades que fazem com que a expansão internacional não seja necessariamente a maneira mais eficaz de fazer a sua empresa crescer. Porém, há algo que a arena nacional não pode possibilitar: total segurança contra o declínio dos mercados domésticos. Atuar no mercado internacional é uma necessidade de proteção financeira e, ao mesmo tempo, fornece possibilidades de melhorar significativamente o seu potencial de crescimento global.

Aviso legal
A partir de maio de 2016, conforme noticiado no sítio da Receita Federal Brasileira, em 29/04/2016, uma instrução normativa passou a exigir a identificação do beneficiário final das empresas nacionais e estrangeiras que vierem de alguma forma operar no Brasil. Ressaltamos que na data de publicação desse  artigo não integrava as exigências do fisco a necessidade de identificar os beneficiários finais. Como salientado ininterruptamente nos materiais produzidos por Sociedade Internacional, as estruturas jurídicas no exterior que são formadas corretamente e declaradas junto à Receita Federal não abrem lacunas para ilegalidades perante à legislação brasileira. Enfatizamos que o anonimato do sócio e diretor da empresa permanece como um direito garantido em lei e costuma ser utilizado principalmente para a proteção das pretensões pecuniárias.

Entre em contato conosco aqui para uma consulta gratuita via Skype, WhatsApp, telefone ou via e-mail, com duração de 30 minutos.

Você gostou desse artigo? Assine para receber nossos artigos gratuitos no futuro e entrar no caminho da diversificação internacional hoje!

Privacidade é o nosso lema. Seu e-mail fica 100% seguro conosco.