Letônia: Adquira residência permanente através de investimento imobiliário

Letônia: Adquira residência permanente através de investimento imobiliário

Letônia é um país báltico no norte da Europa e aderiu à União Europeia em 2004. Atualmente, o país oferece um programa de residência para investidores estrangeiros interessados no mercado imobiliário. Conforme o programa, uma autorização de residência temporária é dada para o investidor que comprar imóveis na Letônia, tendo ele direito a trânsito livre em todos os países europeus e da Zona Schengen.

Programas de Investimento como o da Letônia oferecem uma alternativa para aqueles que querem obter uma residência permanente no exterior e, acima de tudo, a oportunidade de diversificar seu capital fora do Brasil.

É importante lembrar que a verdadeira diversificação acontece quando e seu patrimônio está distribuído em várias áreas, entre elas o mercado financeiro, imobiliário, metais preciosos e, especialmente, investimentos no exterior. Esse último garante que parte do seu investimento faça parte de uma jurisdição diferente da que você detém maior parte do seu patrimônio.

Essa preocupação evitará que, caso haja crises financeiras ou políticas, você seja impedido de movimentar seu capital no Brasil. Ou seja, diversificar no exterior é a forma mais segura de enfraquecer o risco político e o domínio total que um único governo detém sobre você e sua família. Por isso, investir no mercado imobiliário offshore é uma peça-chave para a diversificação completa de seu patrimônio.

Vantagens de investir mercado imobiliário da Letônia

Mercado imobiliário mais barato do que outros países da Europa (e, principalmente o Brasil). O momento de comprar é agora! Desde 2007 os preços em algumas áreas caíram até 65%, devido ao estouro da bolha imobiliária global. Os compradores atuais estão ganhando muito com isso. O melhor de tudo, os preços no centro da cidade estão cerca de 45% abaixo do mercado e, em outros bairros residenciais, chega até 60% abaixo do valor. Hoje em dia um comprador pode encontrar verdadeiras joias imobiliárias em Riga, capital da Letônia, com valor entre 500 e 1500 euros por m² (e por menos ainda fora de Riga). Compare com outras capitais da Europa e do Brasil! É totalmente mais em conta. As vantagnes de investir no mercado imobiliário da Letônia são (entre outras):

  • Custo de vida baixo comparado com outros países da Europa e também ao custo para se viver no Brasil
  • É o mais barato programa de investimento em troca da residência oferecido na Europa
  • Oferece direito para trabalhar e viver na Letônia
  • Letônia é membro da UE
  • Possibilidade de trânsito livre em países da Zona Schengen e outros da EU
  • Baixa taxa de criminalidade
  • O país valoriza a educação superior de seus cidadãos, promovendo alto nível de tecnologia e educação para seus habitantes

Como o programa funciona?

Como estrangeiro, basta que você compre um terreno ou apartamento na Letónia (tanto na capital quanto fora dela) e você pode qualificar-se para a residência de 5 anos. O investimento mínimo é de EUR 72,000 em áreas rurais ou no interior do país. Ou investimento mínimo de EUR 150,000 em grandes cidades, como a capital Riga.

Os investidores estrangeiros (da UE ou não) receberão uma residência temporária por um período de 5 anos, com renovações anuais. A residência também é emitida para todos os membros da família que acompanham o investidor. A autorização de residência temporária concede ao investidor o direito ao trabalho na Letônia e à livre circulação em outros países europeus na Zona Schengen.

O investidor pode deixar o país a qualquer momento e não é obrigado a ficar permanentemente na Letônia. Se o estrangeiro quiser candidatar-se à “autorização de residência permanente” depois de 5 anos, ele tem que viver continuamente na Letônia durante 4 dos 5 anos. É possível solicitar a cidadania da Letônia após 10 anos de residência legal. Nesse momento, a Letônia não reconhece cidadãos com dupla cidadania. Porém, em alguns anos a situação pode mudar e a Letônia alterar as leis, aderindo ás múltiplas cidadanias, já que nos dias de hoje mudanças são comuns. Documentos necessários para o programa de investimento da Letônia

  1. Certificado de antecedentes criminais com carimbo oficial do Ministério do Exterior
  2. Cópias do passaporte (carimbo oficial do ministério do exterior)
  3. Escritura de compra do imóvel
  4. Seguro de saúde

Os carimbos oficiais do Ministério do Exterior devem ser obtidos em Brasília. Se você quiser informações sobre o despachante que usamos no Distrito Federal, clique aqui e entre em contato conosco.

Vantagens que não terminam

A outra grande vantagem de obter uma segunda cidadania é a oportunidade de viver, parcial ou permanentemente, em países cuja segurança civil e governamental é prioridade e obrigação. Letônia é um país relativamente seguro, e os crimes que ocorrem lá normalmente não são violentos. Um alívio para aqueles que vivem sufocados em seus carros blindados e condomínios fechados no Brasil.

Sociedade Internacional está aqui para auxiliá-lo, de forma simples, a percorrer as complexidades de se tornar um cidadão desse universo de diversificação. Visite a página dupla cidadania para saber mais como você pode também ser um cidadão do mundo.

Caso você possua alguma situação específica que queira discutir ou perguntar em relação à obtenção de dupla cidadania, nós podemos te ajudar.