Networking é uma das melhores ferramentas para fazer bons negócios

Networking

Networking não é só um instrumento opcional na hora de fazer negócios, mas sim uma capacidade diferenciada de relacionamento que muitas vezes resulta em excelentes oportunidades de negócios. Hoje em dia, não basta ter uma boa empresa com uma apresentação do produto ou serviço, é preciso relacionar-se muito bem para alcançar as metas.

Está completamente equivocado quem pensa que networking se resume em contatar pessoas somente em redes sociais ou distribuir cartões corporativos. Networking é um estilo de vida e uma forma de sobrevivência, onde aqueles que são apoiados pelos membros da network têm maiores chances de se sobressair. Por isso, networking não deve ser feito simplesmente com a intenção de tirar proveito de alguém somente para pedir favores aos outros. Até porque as pessoas sentem quando a aproximação é sincera ou quando é uma farsa.

A verdadeira forma de se relacionar esta na troca de experiências. Para fazer parte de uma network de elite, por exemplo, não é necessário ter muito dinheiro, mas sim carisma, etiqueta e, acima de tudo, respeito para se infiltrar naquela network.
Discutiremos aqui 10 táticas de como você pode criar relações sólidas que lhe renderão várias oportunidades de negócios e investimentos no futuro:

1. Você também tem algo a oferecer

O que você tem a oferecer para a sua network que eles poderiam valorizar? Pode ser uma habilidade que você possua, uma ideia ou uma solução para um problema que eles têm. Pode ser que você seja muito bem conectado em uma área que eles precisam para começar um negócio. O importante é pensar como VOCÊ pode ajudar o outro, afinal “uma mão lava a outra”.

2. Honre o código de networking

Outra maneira de dizer isso é “faça aos outros o que gostaria que fizessem a você.” Se você quer que as suas ligações sejam retornadas, então você também tem que retornar ligações. Se você precisa de ajuda para expandir o seu negócio, você também deve estar disponível a ajudar os outros. Se alguém te fez uma indicação, especialmente se a pessoa concordou em “abrir o caminho” para você fazendo uma ligação introdutória, então você deve entrar em contato com as pessoas que te foram indicadas. Você não é obrigado a aceitar a proposta de negócio, mas é importante entrar em contato com a pessoa que te foi indicada. Não esqueça de ligar para agradecer a indicação. Durante a ligação, você deve comentar o progresso do encontro e pedir outras indicações.

3. Networking é uma prioridade

Faça “publicidade” sobre suas habilidades, qualificações e, antes que você perceba, as pessoas vão estar entrando em contato com você para que você faça parte da network delas. Todo contato que você faz é uma possível joia em sua coroa de networking.

4. Organize a sua lista de contatos e fique sempre próximo a eles

Mande um cartão de boas festas para os seus contatos, ligue ocasionalmente para saber como eles estão, simplesmente para manter proximidade. Aproveite a oportunidade para fazer um pouco de autopromoção e falar de você. Esse não é um momento para reclamar ou fazer fofocas. Muito pelo contrário, talvez haja alguma coisa que eles precisem e você pode ajudá-los. Imagine que você está construindo um grande banco de network e tem que fazer depósitos regulares.

5. Não espere até que você esteja desesperado para fazer network

Conhecemos gente que só entra em contato com as pessoas quando precisa de favores! Essa é a pior maneira de fazer networking. Para ter uma sólida networking, você tem que fazê-lo com frequência. Mantenha contato com sua network regularmente, de modo que se ocorrer alguma mudança no mercado, você esteja pronto para ativá-la. É preciso tempo para aquecer o motor da sua network se ele estiver frio ou inativo por muito tempo. Você precisa manter um zumbido para que seja possível mudar de marcha rapidamente em alta velocidade. Lembre-se, cedo ou tarde você vai precisar da sua network.

6. Procure oportunidades que outros não conseguem ver

Networking não é apenas encontrar pessoas que podem ajudá-lo. Às vezes, os melhores contatos que você vai fazer podem estar dentro da sua própria empresa. Talvez o seu chefe vai patrocinar um evento de caridade que outros funcionários consideram uma chatice, mas é uma ótima oportunidade para conhecer os executivos e seus cônjuges, além de apoiar uma causa que a empresa considera importante. Ou, talvez, um executivo de altopadrão de sua empresa está dando um discurso que você pode aprender com esta apresentação e ao mesmo tempo apoiá-lo nessa iniciativa. É uma forma direta de adicionar novos contatos a sua network e construir um vínculo forte para o futuro.

7. Pedir permissão para usar um nome

Digamos que você visitou um contato para uma sessão curta de perguntas e respostas sobre um produto ou serviço que a empresa está oferecendo e você está muito interessado em fazer negócios com eles. Seu contato vai te dar os nomes de várias referências. Antes de sair, peça permissão para usar o nome do seu contato como a fonte original. Ele talvez entre em contato com as referências antes de você para facilitar as coisas. Mas o principal motivo para pedir permissão é a cortesia. Quando você menciona nomes, você está lucrando sobre o status e a reputação do seu contato no mundo empresarial, portanto você tem que ter certeza de seu conhecimento e aprovação.

8. Nunca subestime o poder de uma nota de agradecimento

Se um executivo ocupado tem tempo para conhecê-lo e ajudar a promover o seu produto ou serviço, então agradeça a sua ajuda. Mande um cartão escrito de próprio punho, pois isso vai mostrar a ele que você respeita e aprecia o seu esforço e contribuição. Isso também permite que você forneça um curto relatório sobre como foram os encontros com as pessoas que ele te indicou. Mas, o mais importante é que essa iniciativa abre caminhos para o início de uma relação sólida de negócios.

Leia o artigo Fazer Network para saber mais sobre essa ferramenta tão importante no mundo dos negócios e investimentos. Afinal, a expressão QI “Quem Indicou” nunca foi tão válida quanto nos dias de hoje, principalmente em momentos de crise. E é justamente uma network sólida que poderá ser determinante para o sucesso ou fracasso em nossas vida pessoas e nos negócios.