Ouro ou prata: qual a melhor escolha para você?

Ouro ou prata: qual a melhor escolha para você? Atualmente, estamos em meio a uma forte tendência ascendente nas indústrias de ouro e prata. Decidir entre investir em ouro ou prata pode ser difícil, pois em grande parte isso é uma escolha pessoal. Com a economia mundial voltada para tal incerteza, nunca houve um melhor momento para proteger com cuidado seu patrimônio, investindo em ouro ou prata. Porém, há uma série de diferenças entre os dois em termos de mercado, oscilação e disponibilidade.

Tamanho do Mercado

O mercado da prata é menor que o mercado do ouro. A quantidade de barras de ouro disponíveis para investimento é estimada como sendo o dobro do que a da prata.

Oscilação

Como o mercado da prata é menor em comparação com o do ouro e, ele tem grandes oscilações. Por isso, é comum ver no valor da prata altas e quedas bruscas. Obviamente, isso pode fazer da prata um investimento  possivelmente mais arriscado do que em ouro.

Porém, em certos períodos se torna mais gratificante, já que o preço da prata também pode crescer mais rapidamente do que o ouro. O ano de 2010 é um bom exemplo de um período em que o preço da prata – pelo menos no primeiro semestre do ano – aumentou muito mais do que o preço do ouro.

Disponibilidade

Há muito mais depósitos de prata na terra do que de ouro. Alguns acreditam que a disponibilidade do ouro vai diminuir nos próximos anos, já que a maioria dos principais depósitos de ouro já foram extraídos.

O fato de haver maior disponibilidade de prata pode sugerir que o preço dela não fique tão caro quanto o ouro. Porém, o uso da prata é destinado em grande parte ao setor industrial, portanto, fazendo desse metal, um produto muito desejado por todos.

Então, ouro ou prata? É essencial considerar os seguintes pontos:

  • A principal utilização da prata é para fins comerciais. Aproximadamente 65% do uso da prata é destinado ao setor industrial e o restante entre jóias, moedas e medalhas;
  • Após o petróleo, a prata é o produto mais útil do mundo! Além do valor monetário, a prata é um metal reflexivo sem substitutos conhecidos no planeta;
  • O principal uso do ouro é na criação de jóias. Cerca de 55% do uso de ouro é destinado na criação de jóias sendo a Índia o maior utilizador do metal (porém a China está prestes a ultrapassar a Índia nesse quesito);
  • Durante os últimos 30 anos o mundo gastou mais prata do que a extraiu, portanto os estoques desse metal estão batendo recorde de baixa;
  • O ouro tem tradição para comprovar a sua estabilidade no mercado. Há mais de 5.000 anos o ouro já era usado como uma forma de dinheiro na cultura egípcia; Desde então, as pessoas têm usado o ouro de várias formas, tanto no sistema monetário, como um produto de luxo;
  • Cerca de 33% do uso do ouro é para fins de investimento;
  • Atualmente, só há o equivalente a 1/14 de onça no mundo para cada pessoa investir em prata;
  • Em tempos de crise, o ouro é o investimento mais seguro e com maior potencial para aumentar a sua riqueza;
  • Barras e moedas de ouro são fáceis de negociar.

Considere também que historicamente uma onça de ouro sempre foi aproximadamente de 15 a 20 vezes mais cara que uma onça de prata. Hoje em dia, essa relação entre os dois metais está de 50 vezes a mais para o ouro. Isto indica, que ou a prata está muito desvalorizada, ou o ouro está ultravalorizado.

Tudo isso significa que só você pode escolher qual o metal mais adequado para a sua situação e propósito. Investir em prata, por exemplo, pode significar maior retorno dos investimentos em curto prazo. Enquanto investir em ouro pode significar mais estabilidade e menos riscos, mas também menor retorno dos investimentos em curto prazo.

As barras de ouro são um excelente ponto inicial para o seu investimento. Leia o artigo sobre barras de ouro para saber onde comprá-las no exterior.

Procure um fornecedor confiável

Assim que você começar o seu investimento em ouro ou prata, é necessário estar atento aos preços do mercado. Fique de olho na cotação diária! Caso os seus forncedores estejam te cobrando a mais, podemos te ajudar com o nosso fornecedor na Suíça.

Estamos disponíveis para te auxiliar, entre em contato aqui.