Terceirização e as vantagens competitivas para pequenas empresas

Pequenas Empresas

Se você possui um pequeno negócio, você sabe como pode ser difícil a tarefa de organizar o dia a dia da sua empresa. Manter o controle de contabilidade, gestão de inventário e as tarefas que são necessárias para manter o negócio à tona torna-se, muitas vezes, uma tarefa assustadora. A terceirização pode ser um benefício enorme para as pequenas empresas que procuram se concentrar em suas tarefas fundamentais.

Em primeiro lugar, devemos estabelecer a diferença entre terceirização e parceria internacional. A palavra ‘terceirização’ é desprezada por muitos e o seu significado ganha uma forma equivocada: os trabalhos estão deixando a economia nacional e está sendo exportado para a economia externa como a Índia ou México. Porém, isso descreve apenas a terceirização externa. Existem muitas empresas dentro dos Estados Unidos que realizam um trabalho independente ou assumem o trabalho terceirizado.

Você provavelmente não deixaria um contador projetar seu logotipo de marca, assim como você não deve esperar que alguém sem experiência em contabilidade ou gestão de estoques lide com os seus livros ou gerencie seu armazém.

O verdadeiro significado de terceirização

Terceirização de recursos humanos trará alguns benefícios diretos para a sua empresa. Em primeiro lugar, é possível reduzir seus custos de RH. Contratar e treinar um novo funcionário custa caro e há sempre a chance de o empregado não atender às suas normas. A contratação de um trabalho como contabilidade realizado por outra empresa significa que você não precisará gerenciar outro empregado e não terá que pagar seus salários e benefícios.

Se sua empresa é relativamente nova, é importante que você e sua equipe sejam capazes de se concentrar em suas tarefas essenciais, como atrair clientes e entregar seus produtos e serviços. A terceirização é uma ótima maneira de garantir que você irá focar nas atividades essenciais, sem se distrair com as tarefas do dia a dia, como contabilidade ou suporte técnico.

Outro grande exemplo de terceirização é a contratação de um serviço virtual de atendimento telefônico, de agendamento para suas reuniões e para salas de reuniões. É uma forma econômica e profissional de manter seu negócio sem ter que contratar um funcionário. Muitas empresas pequenas e de médio porte optam por contratar um serviço de atendimento e escritório virtual para diminuir custos e otimizar a qualidade do atendimento.

As grandes empresas são capazes de utilizar as economias de escala para ser mais competitivas do que as empresas menores. Com a terceirização, as pequenas empresas podem aproveitar essas mesmas economias de escala e reduzir os custos que são repassados para os consumidores.

Pacotes completos de terceirização no exterior

Muitas jurisdições como Panamá, Nevis, Reino Unido, Cingapura, Belize e Delaware oferecem pacotes completos para empresários estrangeiros que vão situar a empresa em uma das jurisdições acima e que precisam de uma presença marcante no país onde a empresa foi registrada. Algumas dessas jurisdições oferecem, por exemplo, serviços como:

  • Contabilidade local;
  • Atendimento telefônico com redirecionamento de chamadas;
  • Secretária local para encaminhamento dos recados;
  • Serviço de postagem para recebimentos de correspondência da empresa que for registrada no país;
  • Endereço e escritório virtual e salas de reuniões para quando o empresário estrangeiro tiver no país onde a empresa foi registrada e precise executar seus negócios;
  • Diretores e secretárias locais entre outros serviços terceirizados.

Obviamente, há um custo para isso, mas a vantagem desses serviços são que, além de criar credibilidade e presença local, os serviços são executados por profissionais locais que entendem da cultura e etiqueta do país onde a empresa foi registrada. Outra vantagem é que a contratação desse serviço é feita através de uma empresa e não de um profissional liberal ou pessoa física, evitando assim, gastos extras com recursos humanos e processos trabalhistas locais. Afinal de contas, a empresa contratada é que se responsabiliza pelo pagamento dos profissionais que prestam os serviços

Uma vez que sua empresa se torna uma empresa da Fortune 500, você pode pensar em fazer tudo em casa. Até então, a terceirização é uma ótima opção.

Aviso legal
A partir de maio de 2016, conforme noticiado no sítio da Receita Federal Brasileira, em 29/04/2016, uma instrução normativa passou a exigir a identificação do beneficiário final das empresas nacionais e estrangeiras que vierem de alguma forma operar no Brasil. Ressaltamos que na data de publicação desse  artigo não integrava as exigências do fisco a necessidade de identificar os beneficiários finais. Como salientado ininterruptamente nos materiais produzidos por Sociedade Internacional, as estruturas jurídicas no exterior que são formadas corretamente e declaradas junto à Receita Federal não abrem lacunas para ilegalidades perante à legislação brasileira. Enfatizamos que o anonimato do sócio e diretor da empresa permanece como um direito garantido em lei e costuma ser utilizado principalmente para a proteção das pretensões pecuniárias.