Privacidade na Internet para a sua empresa offshore

Privacidade na Internet para a sua empresa offshore Uma empresa offshore oferece grandes benefícios para o seu negócio. Porém, é importante  concentrar nas questões que envolvem privacidade na Internet para proteger-se de situações que podem trazer danos financeiros e complicações jurídicas para a sua empresa. Faxes e e-mails enviados sem que sejam criptografados podem estragar negócios que já estavam feitos. A privacidade do seu cliente é tão importante quanto a sua, portanto se você quiser proteger a sua empresa offshore contra danos graves, você tem que pensar na segurança de suas comunicações digitais antes que seja tarde demais. Há pontos fundamentais que você não pode esquecer quando estiver fazendo negócios na internet. Veja só:

1.    Registro de domínio anônimo –  Ter o próprio nome de domínio é uma obrigação para a incorporação de uma empresa e também uma maneira de adicionar credibilidade ao seu negócio. Mas ao registrar um domínio você terá que indicar claramente o proprietário do domínio, e esta informação estará disponível para o público. Fornecer sua verdadeira identidade vai quebrar a sua privacidade.

Para proteger a sua privacidade na Internet e preservar os seus direitos sobre o domínio, você pode registrar ou transferir os domínios existentes para a sua empresa offshore, a qual é administrada por uma pessoa designada para ser o diretor da mesma. Obviamente, o agente de registro da empresa offshore vai saber a sua identidade (proprietário da empresa) já que é uma exigência geral nesta indústria, mas as autoridades do governo na jurisdição offshore terão acesso somente ao registro da empresa com os dados pessoais da pessoa designada a atuar como diretor. A menos que você cometa um crime muito sério, você estará plenamente seguro de rastreamento.

2.    Hospedagem de websites offshore – Quando você já tiver o nome do seu domínio registrado anonimamente através da sua empresa offshore, você então pode fazer a  hospedagem do website da sua empresa também no exterior. A hospedagem de websites no exterior pode ser a única opção para muitas empresas limitadas pela legislação nacional. Como regra geral, quando você tem um negócio offshore, você deve considerar o uso de hospedagem de websites offshore. Mesmo que você não precise de um website para o seu domínio, você pode usar e-mail de hospedagem offshore para proteger sua correspondência digital. Ao escolher uma jurisdição offshore para a hospedagem do seu website, você deve verificar as leis de privacidade digital estabelecidas e infraestrutura de rede. Alguns países não têm leis que regulam as atividades na internet, e isso pode adicionar um pouco de incerteza para do seu negócio no futuro.

3.    Proteção de suas comunicações na Internet – Ter negócios na Internet requer a realização de várias tarefas on-line. Fazer tudo isso com privacidade, sem fornecer o seu real endereço de IP (por exemplo, a identidade) é de primordial importância. A grande ameaça contra os seus dados digitais é a intercepção dessas informações. As agências governamentais de todo o mundo estão utilizando amplamente sistemas de monitoramento na internet para localizar pessoas que estão envolvidas com alguma atividade internacional. Uma vez que o indivíduo esteja na lista de “suspeitos” no uso de serviços financeiros no exterior, todas as comunicações de internet são monitoradas (e-mail, navegação na internet, páginas que foram baixadas na web via FTP, etc). Uma vez que eles possuam evidências suficientes, eles irão visitar e questionar o “suspeito”. Veja o artigo sobre Celulares Grampeados e Espionagem Virtual para saber mais sobre esse assunto.

Felizmente comunicações de dados da internet podem ser protegidas com bastante facilidade através da criptografia de e-mail, de arquivos e do computador. Ao escolher um serviço de proteção dos seus dados digitais, evite soluções parciais ou serviços que não utilizam uma criptografia completa de seus dados. A única maneira de proteger todos os aspectos de sua comunicação na Internet é através de um sistema de criptografia com algoritmos.

4.    Segurança do computador local – A proteção do seu computador é uma parte integrante dos esforços para proteger a sua privacidade on-line. Não proteger seu computador contra vírus e ataques de rede pode resultar em sérios prejuízos para o seu negócio e para a sua privacidade – dados perdidos, documentos confidenciais roubados, detalhes de acesso para sua conta bancária no exterior ou investimento offshore, todos esses problemas podem surgir se você ignorar a proteção do seu computador.

Que medidas você deve tomar para garantir a proteção de dados confidenciais no seu HD (disco rígido) e Pen Drive? Em primeiro lugar, você deve cuidar de sua segurança de rede através da instalação de um firewall pessoal em seu computador. Ele irá proteger contra ataques de rede, vírus worm e alguns vírus trojan. Em segundo lugar, considere o uso de criptografia do seu computador ou de arquivos.Visite a página Criptografia de Arquivos Confidenciais e siga todas as orientações para criptografar seu computador ou arquivos confidenciais gratuitamente.

A única maneira de proteger todos os seus dados quando o computador for roubado ou acessado sem o seu consentimento é através da criptografia total do seu computador. Somente a pessoa que sabe a senha será capaz de inicializar o computador criptografado e ter acesso aos arquivos e dados.

Coloque sua privacidade e segurança digital em primeiro plano!

Não economize na sua privacidade e segurança digital. Sempre inclua as despesas relacionadas à proteção na internet no seu plano de negócio. Manter o seu anonimato na internet e proteger as sua comunicações on-line de interceptores é o mesmo que proteger o seu dinheiro, tanto para os empresários como para os usuários comuns da internet.

O principal objetivo de incorporar a sua empresa no exterior é fazer uso de uma jurisdição onde você possa executar legalmente o seu negócio com custos mínimos (menos custos operacionais, isenção de impostos e baixas taxas de registro) e requisitos mínimos de regulação, evitando a burocracia desnecessária e, consequentemente, conseguir mais tempo para dedicar aos negócios de sua empresa.

É importante ressaltar que há atividades proibidas por lei em todos os países do mundo. Indivíduos e empresas que estão envolvidas em pornografia infantil, spam, tráfico de drogas, armas e fraude nunca vão ter paz. Nenhuma jurisdição, empresa offshore e hospedagem de website no exterior irá fornecer proteção para um negócio deste tipo. Porém, se você executar negócio legítimo em uma jurisdição offshore e tomar todas as medidas para proteger sua privacidade na internet, a segurança será constante.

Você gostou desse artigo? Assine para receber nossos artigos gratuitos no futuro e entrar no caminho da diversificação internacional hoje!

Aviso legal
A partir de maio de 2016, conforme noticiado no sítio da Receita Federal Brasileira, em 29/04/2016, uma instrução normativa passou a exigir a identificação do beneficiário final das empresas nacionais e estrangeiras que vierem de alguma forma operar no Brasil. Ressaltamos que na data de publicação desse  artigo não integrava as exigências do fisco a necessidade de identificar os beneficiários finais. Como salientado ininterruptamente nos materiais produzidos por Sociedade Internacional, as estruturas jurídicas no exterior que são formadas corretamente e declaradas junto à Receita Federal não abrem lacunas para ilegalidades perante à legislação brasileira. Enfatizamos que o anonimato do sócio e diretor da empresa permanece como um direito garantido em lei e costuma ser utilizado principalmente para a proteção das pretensões pecuniárias.

Privacidade é o nosso lema. Seu e-mail fica 100% seguro conosco.