Proteção de dados digitais: a melhor maneira de se precaver contra as fraudes

Protecao de Dados DigitaisA proteção de dados digitais tem sido a melhor maneira de se previnir contra os ataques digitais em todos os ambientes, seja empresarial ou residencial. Afinal, mais um dado alarmente foi divulgado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) nos últimos dias – em 2012, o prejuízo causado pelas fraudes bancárias por meio da internet foi 18 vezes maior que os crimes físicos – em números, o prejuízo com os “assaltos digitais” chegou a 1,4 bilhões de reais, enquanto que com os físicos ficou na marca dos 75 milhões de reais.

Esses dados servem para alarmar, sim! Para perceber o quão simples é, um dos crimes considerados corriqueiros, e que ocorreu no último mês, teve como vítima uma bancária, ela perdeu R$ 12 mil com fraude eletrônica por meio do cartão de crédito. Após ela ter realizado uma compra pela internet, os criminosos conseguiram todos os dados da vítima e entraram em ação: utilizaram o cartão para a compra de 15 passagens aéreas.

No meio empresarial a situação é tão ou mais preocupante, e a ausência de proteção de dados digitais tem se mostrado clara. Durante o mês de janeiro, foram registrados mais de 30 mil ataques globalmente, 59% a mais em comparação ao mesmo período do ano passado. Para se ter ideia, o Brasil está em 4º lugar no ranking dos países em que empresários e marcas sofreram mais ataques.

Estamos propensos todo o tempo a ser a próxima vítima, mas tudo pode ser resolvido com a proteção de dados digitais.

A efetividade do ataque tem total ligação com o comportamento do usuário na Internet

A afirmação acima é de Marcos Nehme, diretor da RSA na América Latina, divisão de segurança da EMC, a principal fornecedora de soluções de gestão de segurança, risco e conformidade para a aceleração dos negócios. Isso quer dizer que: estar fora da linha de risco depende única e exclusivamente dos nossos hábitos e comportamentos ao fazer uso da internet.

Acredite, não é exagero! A internet está recheada de perigos escondidos entre suas conexões. Basta qualquer clique em falso, e suas informações pessoais, dados bancários e demais arquivos armazenados em seu computador estarão completamente em risco.

Vamos a 5 MEDIDAS EFICAZES para você e sua empresa ficarem longe dos crimes cibernéticos:  

  1. Seu computador possui antivírus instalado? Então crie o hábito de fazer atualizações semanais;
  2. Evite o uso de e-mails gratuitos como o Gmail, Yahoo ou Hotmail para sua comunicação importante e pessoal;
  3. Não abra documentos anexados ou clique em links que estejam em e-mails recebidos de destinatários desconhecidos, pois podem conter malwares como vírus, spyware e trojam;
  4. Criptografe seus arquivos para que no caso de roubo ou perda do seu laptop ninguém consiga ter acesso às suas informações.  Clique aqui e acesse artigo completo sobre como criptografar arquivos;
  5. Use com cautela as redes sociais, não exponha informações que possam gerar incômodos e prejuízos desnecessários. Afinal, as redes sociais não garantem a segurança total da informação que foi carregada para um perfil, mesmo quando esses posts foram ajustados para serem privados.

Previna-se e garanta sua tranquilidade!

Proteção de dados digitais é a solução mais eficaz para não fazer parte dos índices de vítimas dos crimes digitais. As medidas são simples e podem ser incorporadas facilmente no seu dia a dia.

Este artigo foi elaborado por Rafaela Fusieger, jornalista e colaboradora de Sociedade Internacional.