Proteção digital é prioridade para sua empresa offshore

Proteção DigitalTodos nós sabemos que as vantagens de uma empresa offshore para o seu negócio são inúmeras. Por isso é importante focar nas questões que envolvem a proteção digital para evitar situações que possam trazer prejuízos e complicações jurídicas para a sua offshore. Toda comunicação digital enviada sem ser criptografada pode destruir negócios que já estavam feitos. A privacidade do seu cliente é tão importante quanto a sua, portanto se você quiser proteger a sua empresa offshore contra danos graves, você deve pensar na segurança de suas comunicações digitais antes que seja tarde demais.

Veja a seguir algumas dicas de como fazer a proteção digital quando estiver fazendo negócios na internet:

1. Proteção de suas comunicações na Internet – Ter negócios na Internet com privacidade, sem fornecer o seu real endereço de IP é muito importante. Porém, vivemos a mercê de uma grande ameaça contra seus dados digitais: a intercepção dessas informações. Sistemas de monitoramento na internet trabalham ininterruptamente, a serviço das agências governamentais, à procura de pessoas que estejam envolvidas em atividades no exterior, independente da atividade que for. Ao encontrar um “suspeito”, que faça uso de serviços financeiros no exterior, as comunicações de internet passam a ser monitoradas (e-mail, navegação na internet, páginas que foram baixadas na web via FTP, etc). Se houverem evidências suficientes, o “suspeito”será contatado e questionado a respeito de tais atividades. Veja o artigo sobre Sonegação de Impostos para saber mais sobre esse assunto.

Felizmente comunicações de dados da internet podem ser protegidas através da criptografia de e-mail, de arquivos e do computador. Ao escolher um serviço de proteção dos seus dados digitais, evite soluções parciais ou serviços que não utilizam uma criptografia completa de seus dados. A única maneira de proteger todos os aspectos de sua comunicação na Internet é através de um sistema de criptografia com algoritmos.

2. Segurança do computador local – Não proteger seu computador contra vírus e ataques de rede pode resultar em sérios danos financeiros para o seu negócio e para a sua privacidade – dados perdidos, documentos confidenciais roubados, detalhes de acesso para sua conta bancária no exterior ou investimento offshore; todos esses problemas podem surgir se você ignorar a proteção do seu computador.

A única maneira de proteger todos os seus dados quando o computador for roubado ou acessado sem o seu consentimento é através da criptografia total do seu computador. Somente a pessoa que sabe a senha será capaz de inicializar o computador criptografado e ter acesso aos arquivos e dados.

Visite a página Criptografia de Arquivos Confidenciais e siga todas as orientações para criptografar seu computador ou arquivos confidenciais gratuitamente.

3. Registro de domínio anônimo – Ao incorporar uma empresa offshore uma das exigências envolve ter o próprio nome de domínio. Além de ser uma obrigação, é uma forma de acrescentar credibilidade ao seu negócio. Porém, ao mencionar de forma clara quem é o proprietário, consequentemente colocará em risco sua privacidade, afinal essa informação estará disponível ao público.

Para ter proteção digital e preservar os seus direitos sobre o domínio, você pode registrar ou transferir os domínios existentes para a sua empresa offshore, a qual é administrada por uma pessoa designada para ser o diretor da mesma. Além de você e da pessoa definida como diretor, apenas o agente de registro da empresa offshore saberá que você é o proprietário. As autoridades do governo na jurisdição offshore apenas terão acesso aos dados da  pessoa designada para ser o diretor da empresa. O único motivo que pode levar ao rastreamento do proprietário é no caso de um crime muito sério, caso contrário você estará plenamente seguro.

4. Hospedagem de websites offshore – Quando você já tiver o nome do seu domínio registrado anonimamente através da sua empresa offshore, você então pode fazer a  hospedagem do website da sua empresa também no exterior. A hospedagem de websites no exterior pode ser a única opção para muitas empresas limitadas pela legislação nacional. Como regra geral, quando você tem um negócio offshore, você deve considerar o uso de hospedagem de websites offshore. Mesmo que você não precise de um website para o seu domínio, você pode usar e-mail de hospedagem offshore para proteger sua correspondência digital. Ao escolher uma jurisdição offshore para a hospedagem do seu website, você deve verificar as leis de privacidade digital estabelecidas e a infraestrutura de rede.

Alguns países não têm leis que regulam as atividades na internet, e isso pode adicionar um pouco de incerteza para o seu negócio no futuro.

Proteção Digital: Indispensável para quem faz negócios pela Internet

Todos estamos em busca de estratégias que possam minimizar custos para o nosso negócio, e  incorporar uma empresa no exterior é sinônimo de menos custos operacionais, baixas taxas de registro e isenção de impostos. Sem contar a redução da burocracia, pois os requisitos são mínimos se comparados às exigências no Brasil. Fatores que consequentemente auxiliam para que você tenha mais tempo disponível para se dedicas aos negócios de sua empresa.

Obviamente há atividades proibidas por lei em todos os países do mundo. Indivíduos e empresas que estão envolvidas em pornografia infantil, spam, tráfico de drogas, armas e fraude nunca vão ter sossego. Nenhum país, banco, empresa offshore e hospedagem de website no exteriorfornecerá proteção para um negócio deste tipo! Porém, se você executar negócio legítimo em uma jurisdição offshore e tomar todas as medidas para ter proteção digital, a segurança e os ganhos serão constantes.