Cultive sua rede de contatos sem “queimar o filme”

Rede de ContatosHá muitas formas de fazer networking que possam ser promissoras para aumentar o fluxo dos seus negócios. Porém, muita gente espera que a sua rede de contatos faça tudo por eles sem ter noção de que essa é a forma mais rápida de destruí-la. O mais importante não é simplesmente ter os contatos fortes, mas principalmente saber cultivá-los para não perdê-los.

Não espere que a sua rede de contatos faça tudo por você.  Se você está tentando fazer network para acrescentar algo na vida da sua rede de contatos, então você é considerado uma solução para eles, e não um incômodo. O grande sucesso de fazer network é ajudar os outros sem esperar nada em troca. As pessoas sentem quando a relação é verdadeira, mas percebem, especialmente, quando é falsa.

Sociedade Internacional criou uma lista para você saber quais as formas de evitar queimar o filme com a sua rede de contatos e ao mesmo tempo ganhar pontos com ela:

  1. Não ignore sua network– A maneira perfeita para queimar o filme com seus contatos é ignorá-los completamente. Quando você ignora os membros da sua networking, você se torna repelente para qualquer parceria, investimentos ou oportunidades de negócios que possam surgir. Se você contata as pessoas da sua rede apenas quando está em apuros, isso não é networking, isso é a forma mais rápida de “queimar seu filme”. Por isso, mantenha a brasa acesa e entre em contato com sua networking de vez em quando para saber se eles precisam de algo que você possa ajudar.
  2. Pague tudo que deve – Se fez algum investimento com um dos seus contatos, pague imediatamente o que deve. Mostre que você é uma pessoa responsável e de confiança com todos os negócios que faz. Não fique prometendo que vai pagar amanhã quando não pretende fazer isso. Não invista em negócios que você não possa cumprir, pois essa é a forma mais rápida de queimar seu filme para sempre!
  3. Mantenha sua ética profissional sempre– Não prospecte o cliente do seu contato caso pretenda oferecer o mesmo produto/serviço, pois uma falha desse tipo vai acabar cerrando as portas para você e colocar sua reputação em risco. Lembre-se que o mundo é grande, mas o mercado que você atua é restrito a um grupo de pessoas e elas se conhecem. Portanto, não pense pequeno e não coloque em risco sua rede de contatos por causa de um único caso. Recentemente, um advogado que conhecemos cometeu uma falha dessas de forma muito antiética e não só fechou as portas para receber outras oportunidades profissionais, como agora é conhecido pelos outros como um profissional sem ética.
  4. Não ofenda ninguém – Não há nada pior do que ser insultado por um dos contatos que você confia e respeita. Então, não faça o mesmo com os outros. Piadas racistas ou comentários maldosos sobre outras pessoas, incluindo pessoas envolvidas na sua rede de networking, são formas diretas de afastar você deles.
  5. Mantenha sua palavra – Se você concordou em participar de um projeto com alguém da sua rede contatos, então mantenha sua palavra e cumpra com o combinado dentro do prazo estipulado. A falta de responsabilidade é uma das formas mais eficazes de queimar filme.
  6. Não peça favores o tempo todo – Enquanto networkers bem sucedidos compreendem que networking significa dar e receber, os sangue-sugas são egoístas e só querem receber tudo de graça. Se você pedir informações para profissionais que vivem desse tipo de informação (consultores, médicos, advogados e etc), então tenha a delicadeza de devolver o favor. Não fique procurando a pessoa somente para pedir informações gratuitas. Se for um profissional qualificado que tem as respostas para as suas perguntas, então pague-o pelo serviço dele, pois essa é a maneira mais sensata de fazer negócios sem queimar seu filme com os seus contatos.
  7. Não fale só de você – Não é irritante quando as pessoas só falam sobre si mesmas? Quando você está extremamente se autopromovendo e monopolizando o centro das atenções, ninguém vai querer falar com você ou recomendar você para outros profissionais. Se você não quiser queimar seu filme com a sua rede de contatos, tenha a delicadeza de ouvir o que os outros tem para dizer.

Ter uma rede de contatos com profissionais que tem a mesma filosofia de vida que você é imensamente gratificante, tanto na vida pessoal como profissional. O ser humano é naturalmente sociável e querendo ou não, todos nós algum dia vamos precisar de ajuda. Da mesma forma, outras pessoas vão precisar da nossa. Portanto, cultivar a sua rede de contatos não é só uma forma de garantir o sucesso nos seus negócios como também uma forma mais fácil para enfrentar crises financeiras e políticas. Leia também o artigo que discute as melhores maneiras de ampliar sua rede de contatos.